O que é RENDA FIXA?

Renda Fixa é uma categoria de investimentos que se caracteriza por baixo risco, maior segurança dos investimentos e rendimentos mais estáveis. Possui esse termo “FIXA” apenas porque a taxa de retorno (a taxa de juros que irá ganhar) que o investidor receberá já será conhecida na data de aplicação. Isso significa que já saberei quanto ganharei no final do meu investimento? Depende.

Existem basicamente dois tipos de Renda Fixa: Pós-Fixada e Pré-Fixada.

Pré-Fixada

Basicamente é a Renda Fixa clássica, onde o investidor sabe exatamente a taxa e quanto ele ganhará no final do investimento. Esse investimento, mesmo parecendo super seguro, possui risco, pois caso a Economia tenha alguma flutuação exagerada (disparo de inflação por exemplo) o investimento pode não manter o poder de compra inicial.

Pós-Fixada

Esse tipo de investimento é composto por uma taxa de juros com base em algum Índice da Economia, por exemplo: Selic, CDI, IPCA… dentre outros. No momento da aplicação, o investidor saberá qual índice estará atrelado o seu investimento, porém ele não saberá qual será o resultado (rendimento), pois o índice irá variar ao longo do tempo. Esse tipo de investimento geralmente é utilizado quando o investidor quer garantir o poder de compra, e também, em momentos de grande volatilidade na Economia.

Eu ganho Dinheiro sem fazer nada? É isso mesmo?

Os investimentos de renda fixa são basicamente um empréstimo do seu dinheiro para o emissor (geralmente Bancos ou o Tesouro). Ou seja, é o Banco te pagando juros !!! E não o contrário…. O dinheiro que você emprestou ao Banco será utilizado para financiar projetos, pagamento de dívidas ou desenvolvimento de setores da Economia, como o agronegócio e o setor imobiliário, por exemplo.

Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade “fixa”, que é definida no momento da compra. Ou seja, ao investir em renda fixa você ganha dinheiro e ainda auxilia no crescimento de instituições e setores importantes para a economia.

Tipos de investimentos

Existem diversos tipos de aplicações na renda fixa. Elas são caracterizadas por objetivos, risco, emissor, rentabilidade etc. O Tipos e diversidade de Investimento vão depender diretamente da sua Corretora, pois cada uma vende produtos distintos. Veja abaixo os investimentos mais populares da renda fixa: 

Todos esses tipos de investimentos podem ser emitidos por instituições financeiras privadas e públicas, como os Bancos, Empresas ou pelo Governo.

Quer saber mais sobre quais os melhores Investimentos em Renda Fixa para 2020? Clique Aqui e veja todas as oportunidades para 2020.