LCI e LCA - Letras de Crédito Imobiliário e Agrícola
As LCI e LCA são investimentos pertencentes a Renda Fixa que oferecem menos risco e têm um funcionamento semelhante ao CDB. As únicas instituições que fazem este investimento são bancos ou corretoras de valores, dessa forma é necessário que você busque uma instituição de sua confiança.
Se o CDB é um empréstimo para o banco, a LCI é um empréstimo para financiar o crédito imobiliário e a LCA para crédito agrícola.
O detalhe que mais chama atenção dos investidores em LCI e LCA é a isenção do Imposto de Renda. Essa diferença no final das contas não é tão relevante tendo em vista que os bancos e corretoras compensam esse fato. Por exemplo:
Existem CDB’s que rendem 150% ou mais da taxa CDI (hoje em 2020), enquanto que a maioria das LCI e LCA ficam na faixa de 100% da taxa CDI.
Ou seja, já há uma compensação no rendimento para quem não irá pagar imposto, o rendimento é naturalmente menor (em taxas). Na prática a rentabilidade das aplicações são muito próximas.
Vale a pena?
A LCI e LCA são ideais para quem quer investir a longo prazo, porque geralmente sua liquidez é baixa, ou seja, você não consegue sacar o investimento a qualquer momento. Então se você não tem a intenção de sacar logo o seu dinheiro, organize-se para deixa-lo parado por um tempo. A LCI e LCA costumam render mais que a poupança e oferece o mesmo nível de segurança para os investidores.
Quais são os riscos?
As instituições e bancos menores trazem sempre títulos com rendimentos melhores, mas elas são mais inseguras e um risco maior. Certifique-se de estar investindo em um banco que tenha solidez. Porém de qualquer forma, para os investimentos de até R$ 250 mil há a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que cobrirá totalmente seus investimentos.
Como aplicar neles na Prática?
Primeiramente você deve abrir conta em uma corretora, recomendo a Easynvest (ressalto que não ganho nada por isso, indico apenas pois é a que utilizo) para aplicações me renda fixa, pois não cobra manutenção de conta e nem custódia sobre as aplicações. Lá você deve procurar a aba de Investir – Renda Fixa – LCI e LCA:

Essas são exemplo de opções de Investimentos em Renda Fixa na prática. A tabela é composta por:
Banco Emissor – Importante verificar se é um banco saudável (quanto maior o rendimento, menos saudável ele o é)
Tipo – tipo de taxa atrelada ao investimento (podendo ser Prefixada também)
Vencimento – quanto maior o vencimento, maior a rentabilidade
Liquidez – quando você terá o dinheiro na mão após o prazo do investimento
Rentabilidade – o que mais queremos…. quanto vamos ganhar
Valor Mínimo – geralmente os melhores rendimentos possuem um valor mínimo elevador, mas não é uma regra.
Por que a isenção do Imposto?
A necessidade de fomento ao mercado imobiliário, de certa forma, explica por que não incide imposto sobre a LCI e LCA. Esse diferencial em relação a outros produtos de renda fixa foi a maneira encontrada pelo governo para incentivar investidores a direcionarem seu dinheiro para esses títulos.
A isenção é um subsídio proposto pelo governo para suprir sua necessidade de aquecer o mercado imobiliário. Caso houvesse algum imposto sobre LCI e LCA, os bancos teriam que elevar a rentabilidade para despertar o interesse dos investidores.
Porém, os próprios bancos precisariam cobrar essa conta na outra ponta, ou seja, encareceriam o financiamento imobiliário. Esse movimento não interessa ao governo, porque acaba esfriando o direcionamento de recursos para negócios imobiliários.
Sobre o autor
Militar, Judoca, Cellista apaixonado por Finanças. Tenho como Hobbie compartilhar meus conhecimentos e ajudar as pessoas a viverem financeiramente mais felizes