O Tesouro Direto também é considerado um investimento conservador, mas que pode trazer bons rendimentos. É uma opção muito interessante em mais de um aspecto. É um dos investimentos com maior liquidez do mercado! E você consegue investir com apenas R$ 35.
O que é?
O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos (Dívidas do Governo) a pessoas físicas . Qualquer um pode investir, basta ter um CPF e uma conta corrente. Existem vários tipos de títulos, que correspondem a pequenas partes da dívida pública brasileira. Como o risco do Brasil dar um calote é baixo, o risco atrelado aos títulos também o é. O Tesouro Direto é um investimento de longo prazo, cujos prazos de resgate podem ser longos – então você precisa pensar por quanto tempo você pode deixar o seu dinheiro aplicado.
Claro que uma das grandes vantagens do Tesouro é a Liquidez diária, ou seja, se você tiver títulos e quiser vendê-los (retirar antes do prazo final), resgatará o valor com os juros calculados a partir do início do investimento. Ou seja, há a possibilidade de você retirar o dinheiro antecipadamente ainda com ganhos.
Um grande benefício é que você não precisa sair de casa para investir. Todas as operações de compra e venda podem ser feitas pela internet, tanto por meio de bancos como por corretoras. No entanto, é preciso ter atenção às taxas de administração cobradas por bancos e corretoras.
Quais os tipos de Títulos do Tesouro?
Prefixados
Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece a taxa no momento do investimento. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.
Porém ressalto que com a taxa Selic Baixa é arriscado ter um Título de Longo Prazo sem estar atrelado à inflação. Pois caso a Inflação aumente, os seus rendimentos podem não manter o poder de compra inicial do seu investimento.
Tesouro SELIC
Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto e também quem precisa de liquidez. Com esse investimento você consegue sacar seu investimento antes do prazo sem perda alguma, independente do momento econômico.
Tesouro IPCA
A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pelo variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Ou seja, esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros. Ideal para investimentos de Longo Prazo e é um dos investimentos mais seguros para preservar o valor do seu investimento independentemente de como estiver a Economia.